PEK 2017


PROJETO ESPORTIVO KOBAL
PEK
Projeto apresentado a Instituição de Ensino E. E. Padre Alfredo Kobal, 
como forma do melhoramento do ambiente escolar. 


 COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO
COORDENADOR
DANIEL AUGUSTO DE OLIVEIRA
CARGO: VICE-DIRETOR
MASP: 11559933-7


1 – INTRODUÇÃO

A Escola Estadual Padre Alfredo Kobal, instituição de ensino mantida pelo Governo do Estado de Minas Gerais é credenciada a ofertar ao município de Miradouro, Ensino Fundamental e Médio no formato Regular, assim como também, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, entre outros projetos educacionais, recebendo alunos zona urbana e rural, pertencentes ao referido município e de demais vizinhos. A importância dessa entidade educadora para a comunidade local, tem relevada importância, por se tratar uma escola que atravessa décadas, tendo por intuito o cumprimento dos atos definidos em legislação específica.
A referida instituição de ensino, oferece no decorrer do ano letivo eventos culturais, de entretenimento e científicos promovidos pela escola, como a “Feira de Ciências”, Momento Literário, participação em eventos municipais, regionais e estaduais de esporte e cultura, campanhas de conscientização à população, entre outros eventos.
A sua clientela varia conforme o turno tendo uma diversidade bastante heterogênea. No período matutino, turno que a escola apresenta o maior número de turmas e o acesso a alunos da zona urbana e rural, oferta o Ensino Fundamental e Médio na modalidade regular, tendo o maior número de turmas do Ensino Médio. Nesse turno, a escola mantém o Projeto Turma de Aceleração Especial – TEA. No turno vespertino, predomina a clientela de alunos da zona urbana, turmas do Ensino Fundamental e apenas uma do Ensino Médio na modalidade regular. No noturno, a escola oferta o ensino fundamental na modalidade EJA, tanto para Ensino Fundamental como Médio, Ensino Médio Regular, o Projeto Telessala e cursos Técnicos, frequentados por alunos da zona rural e urbana.
Dado a caracterização da escola acima, vê-se sua amplitude de atuação e os enormes desafios que ela enfrenta, por abraçar tanta diversidade, em meio as circunstâncias sociais avassaladoras, que funcionam como dispositivos opressores de uma educação de qualidade.
A realidade brasileira tem mostrado que o esporte é um mecanismo “divisor de águas” no crescimento humano, agindo como um mecanismo capaz de transformar realidades. Sendo assim, percebemos a importância que o mesmo pode representar em uma comunidade local. Como exemplo, podemos citar o futebol, uma paixão nacional, que fascina o povo brasileiro, consistindo-se em uma ferramenta de desenvolvimento educacional, social e de promoção da saúde do ser humano.
Através do esporte, percebemos que jovens e adultos, encontram o incentivo, a busca de conquistas, o estado de cooperação e a valorização da amizade.   
            Como “educa-se por atitudes e não por palavras” e neste intuito de entendemos a diferença que podemos representar na vida dos estudantes que a escola vem proporcionar à comunidade de Miradouro, o PROJETO ESPORTIVO KOBAL - PEK, que em suas linhas gerais, favorecerá a aprendizagem de forma divertida e lúdica, promoção da inclusão, socialização e melhoria no relacionamento interpessoal, auxiliando também, o desenvolvimento da psicomotricidade. Assim, espera-se uma interferência e mudança social na vida de nossos alunos através das ações do referido projeto, onde estima-se que cerca de 102 discentes sejam beneficiados.


2 – JUSTIFICATIVA

O PROJETO ESPORTIVO KOBAL - PEK, se desenha em um formato divertido e lúdico, exatamente por ter em sua natureza o entretenimento e atividades esportivas, onde acreditamos que por meio deste caminho conseguiremos estreitar laços com os nossos discentes, fato este, que necessita de certa urgência, tendo em vista o processo de indisciplina na escola, a falta de motivação e de estímulo de nossos alunos tem se mostrado como característica de insucesso e perturbação do ambiente escolar.
Acreditamos que através do esporte e de demais ações de entretenimento, teremos melhorias no processo de cognição e aprendizagem dos alunos, no desempenho dos mesmos nos quesitos definidos no QUADRO DE QUALIDADE DO ALUNO – QQA (ver anexo), principalmente em termos de comportamento e execução de tarefas, como também avanços no relacionamento professor – aluno. Reitera-se, que as implementações dessas ações, de certo modo, servirão de substrato para melhorias nas relações interpessoais, reintegração de alunos com problemas disciplinares e a promoção da inclusão escolar.
  
3 – OBJETIVOS

3.1 – OBJETIVO GERAL

- Melhoria do relacionamento interpessoal no ambiente escolar;
- Diminuição da indisciplina e promoção do rendimento escolar;
- Valorizar os talentos da comunidade escolar;
- Utilizar o esporte como instrumento de promoção social.


3.2 – OBJETIVOS ESPECIFÍCOS

- Contribuir para melhoria da qualidade de vida, elevando a autoestima e a motivação dos alunos;
- Trabalhar os elementos fundamentais da cognição, aprendizagem e psicomotricidade;
- Estimular a relação pais e filhos e reaproximar a família da escola;
- Socializar e reintegrar alunos com desvio de conduta;
- Promover a inclusão social e a cidadania;
- Incentivar a prática esportiva como alternativa às drogas e a tempos ociosos, obtendo uma vida saudável e prevenção de doenças;
- Estimular a convivência social através da prática de trabalhos em grupos;
- Servir de subsídio para o combate à evasão escolar;
- Proporcionar à participação em eventos escolares de torneios e campeonatos. 


4 – PROPOSTA E METODOLOGIA

O projeto tem por proposta ofertar aos alunos do Ensino Fundamental e Médio do turno vespertino, atividades esportivas e de entretenimento. A escolha do turno de aplicação do mesmo foi por ser um período bem ativo, porém com menor número de alunos em relação ao turno matutino, o turno que enfrenta os maiores problemas em relação a disciplina na escola. Trata-se de um projeto piloto, que tendo bons frutos, poderá ser implantado na escola como todo.
Como medida de inclusão e reintegração de alunos com desvios de condutas, serão dadas oportunidades a alunos de outros turnos, preferencialmente do matutino, para participarem das ações desenvolvidas. Esses alunos serão selecionados pela Equipe Gestora, em consonância com os professores do respectivo turno. Assim, acredita-se que o projeto atenderá em torno de 102 pessoas.
Para participar do projeto o aluno deverá preencher uma FICHA DE INSCRIÇÃO (em anexo), expressando as atividades de seu interesse, assim como também, a FICHA DE AUTORIZAÇÃO DE PAIS (em anexo). Para permanecer, o discente deverá corresponder os requisitos do QQA, tendo como critério substancial, disciplina, frequência e resolução das tarefas propostas por seus professores. Todo esse trabalho, será monitorado pelo COORDENADOR GERAL DO PROJETO. O descumprimento dos critérios definidos para participar do projeto, implicará sanções, que estarão definidas no REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO.
O coordenador do projeto e toda equipe de trabalho, elegerá ALUNOS-MONITORES, que terão funções auxiliares, como preparo do material a ser utilizado nas aulas, a guarda do material utilizado, ministrar aulas para alunos iniciantes, treinos, entre outras funções inerentes.
Como atividades esportivas serão oferecidas as modalidades de futsal, voleibol, peteca, pingo pong e jogos de tabuleiros, como: xadrez, dama, banco imobiliário e War, dividido em níveis:
a)      nível 1, será para alunos dos 6º e 7º anos;
b)      nível 2, para alunos dos 8º e 9º anos;
c)      nível 3, para alunos do Ensino Médio.
As atividades ocorrerão de segunda a sexta-feira, no horário de 16:30h às 18:30h, monitoradas pelo coordenador do projeto e organizadas em um cronograma semanal (ver tabela), que indicará o dia e a hora de participação do aluno em determinada atividade. Também serão oferecidas atividades esportivas durante o recreio, organizadas em um cronograma, de modo que as respectivas séries possam participar semanalmente.
Serão realizadas reuniões com os professores, especialistas e a equipe pedagógica da escola, para apresentação do projeto, explicação de sua natureza e finalidades. O mesmo será apresentado aos pais e/ou responsáveis para a devida cientização dos mesmos, orientações, esclarecimento de dúvidas e explicação do regulamento de participação.
Para instauração do projeto será definido pela comissão organizadora em conjunto com a Equipe Pedagógica da escola, uma data para seu lançamento na esfera escolar e ampla divulgação para a comunidade miradourense. Em sua decorrência, serão confeccionados relatórios, momentos de replanejamentos, documentação e ao término do ano letivo, será formalizado um documento retratando os avanços e retrocessos, que estão definidos nos objetivos do projeto e uma confraternização.
A proposta espera melhorar o ambiente escolar, trabalhando as relações interpessoais e os conflitos internos, para que possamos obter uma escola, cujo o produto de trabalho da mesma, seja de qualidade.
O espaço físico de realização do projeto será o da própria instituição de ensino, que já conta com as instalações físicas, recursos humanos e os materiais necessários, alguns serão comprados ou adquiridos por doações dos participantes (material a ser adquirido, descrito em tabela no item orçamento). Então estima-se que serão necessárias 06 bolas de voleibol, 05 bolas de futsal, 12 petecas, 12 bolas de ping pong, 04 raquetes, 01 sacos para bolas, 01 bomba e 02 bicos. 


6 – ORÇAMENTO

O projeto tem uma previsão orçamentária definida na tabela abaixo, referente a compra de material esportivo, que será custeada pelos integrantes, alunos e professores. O uso de material permanente, recursos administrativos, infra-estrutura e de recursos humanos, serão fornecidos pela escola, distribuídos entre os profissionais que fazem parte da equipe técnica do projeto.

Tabela 01 – Material de consumo
QUANT.
DESCRIÇÃO
VALOR UNIT. R$
VALOR TOTAL R$
06
Bola de vôlei
84,90
509,40
04
Bola de futsal
74,90
299,60
12
Petecas
6,90
82,90
01
Bomba encher bola
12,90
12,90




ANEXO I
FICHA DE INSCRIÇÃO
DADOS DO ALUNO: Nome:_________________________________________________________________________________
Data de Nascimento ___/____/_____ Idade:_________ Sexo:(   ) Masculino (   ) Feminino

Endereço (Rua/Av.) _________________________________________________________ N°___________ Bairro:________________________________________________CEP: _____________________________
Fone: ___________________________________________ Cidade:________________________________

Toma algum remédio regularmente? (   )Sim (   )Não Quais?_________________________________________________________________________________
Tem alergia? (   ) Sim (   ) Não
A quê?  ________________________________________________________________________________
Restrição a algum medicamento? ___________________________________________________________

MODALIDADES
Futsal (   ), voleibol (   ), peteca (   ), ping pong (   ), jogos de tabuleiro (   ),  outros (   ):____________________

DADOS DA MÃE OU RESPONSÁVEL: Nome:_________________________________________________________________________________
Endereço profissional: ____________________________________________________________________
 Fone: _______________ Celular: _________________ e-mail: ___________________________________

DADOS DO PAI OU RESPONSÁVEL: Nome:_________________________________________________________________________________
Endereço profissional: ____________________________________________________________________
Fone: __________________ Celular: _______________e-mail: ___________________________________

Obs.: O e-mail informado na ficha de inscrição será utilizado para futuros informes, ou comunicados referentes ao projeto.


Autorizo a utilização de fotos tiradas no período do projeto para a documentação do projeto.






________________________________________________________________________
Assinatura do Responsável





ANEXO II
REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO

I – DAS INFORMAÇÕES GERAIS
O Projeto Esportivo Kobal – PEK, tem por intenção melhorar o ambiente escolar, trabalhando as relações interpessoais, os conflitos internos, para que possamos obter uma escola, cujo o produto de trabalho da mesma, seja de qualidade.
II – DO CADASTRO
                Preenchimento da ficha de inscrição e do termo de responsabilidade.
III – DA PARTICIPAÇÃO
A participação do aluno estará condicionada a frequência escolar, bom comportamento, disciplina e o cumprimento do QQA;
IV – DAS INFRAÇÕES
Atos indisciplinares e infracionais serão responsáveis pela suspensão do aluno, de acordo com os critérios abaixo:
- cartão amarelo: desrespeito às regras das escola, o que acarretará a suspensão das atividades esportivas, a ser definida pelo coordenador e demais participantes do projeto;
- cartão vermelho: aplicado ao aluno que cometer atos infracionais, o que o acarretará a perda de participação no projeto.





ANEXO III
TERMO DE RESPONSABILIDADE
Eu, _____________________________________________CPF nº____________________________, Identidade nº_____________________________, responsável pelo menor ______________________________, aluno (a) da série ___________ venho solicitar a sua Inscrição no Projeto PEEK, na (s) modalidade (s): futsal (   ), voleibol (   ), peteca (   ), ping pong (   ), jogos de tabuleiro (   ),  outros (   ):________________________assumindo, nesta oportunidade as cláusulas abaixo:
01) Eximir o Projeto PEK e a E.E. Padre Alfredo Kobal de eventuais acidentes, tais como lesões, machucados, torções, etc, decorrentes da prática esportiva. Se ocorrer é dever do Projeto prestar os primeiros socorros somente;
02) DECLARO QUE O ALUNO INSCRITO ESTÁ APTO AO ESPORTE;
03) Declaro que o aluno está matriculado nesta escola;
04) Informar a E.E. Padre Alfredo Kobal e/ou professores do Projeto eventuais PROBLEMAS DE SAÚDE que o aluno (a) venha a sofrer;
05) Eximir o Projeto PEK e a E. E. Padre Alfredo Kobal dos objetos pessoais do aluno;
06) Autorização e a utilização de fotos tiradas no período do projeto para a documentação do mesmo.

Nestes termos ASSINO a presente INSCRIÇÃO e AUTORIZO o menor a frequentar o Projeto, informando ainda que o mesmo se encontra matriculado nesta escola, EM PLENAS CONDIÇÕES DE SAÚDE PARA PRÁTICA DE ESPORTE, consciente e me responsabilizando por todo e qualquer acidente que o menor venha sofrer praticando esporte nos locais de treino.

OBS: A INSCRIÇÃO SÓ TERÁ VALIDADE MEDIANTE A APRESENTAÇÃO DESTA FICHA PREENCHIDA E ASSINADA PELO RESPONSÁVEL.



Miradouro/MG, ______ de__________________ de 2017.



__________________________________/______________________________________ ASSINATURA DOS RESPONSÁVEIS PAI OU MÃE (Outro – especificar)






ANEXO V
QUADRO DE QUALIDADE DO ALUNO - QQA

·       PONTUALIDADE: relaciona-se com o fato de tomar diligências no sentido de fazer as coisas antecipadamente ou ainda à hora combinada. A pontualidade, na hora de chegar e sair da escola, da sala de aula. Pontualidade na entrega dos trabalhos.
·       ASSIDUIDADE: refere-se a quem cumpre com seus compromissos não só com frequência e regularidade, mas, também, com zelo, comprometimento e dedicação. Aluno assíduo é aquele que vai sempre às aulas e permanece cumprindo um horário de estudo, retirando-se da sala de aula somente com a devida autorização prévia do professor ou autoridade correspondente.
·       RESPEITO AOS COLEGAS: envolve atitudes comportamentais que refletem a cordialidade, a cooperação (ajuda ao colega com dificuldade de aprendizagem), a educação e uso constante das palavras: por favor, obrigada, dá licença (e aguarde a resposta), você aceita? Posso?
·       RESPEITO AO PROFESSOR: envolve atitudes comportamentais que refletem, assim como na relação com o colega, a cordialidade, a educação e uso constante das palavras: por favor, obrigada, dá licença (e aguarde a resposta), posso? Você aceita?
·       RESPEITO AOS DEMAIS SERVIDORES DA ESCOLA: O respeito aos demais servidores da escola envolve atitudes comportamentais que refletem, assim como na relação com o colega e com os professores, a cordialidade, a educação e uso constante das palavras: por favor, obrigada, dá licença (e aguarde a resposta), posso? Você aceita?
·       OBEDIÊNCIA ÀS NORMAS DA ESCOLA: Envolve respeito às leis da escola descritas em seu Regimento Escolar. Essas normas deverão ser amplamente conhecidas e discutidas pelos professores e alunos. Abaixo apresentamos um quadro síntese dessas normas.
·       TOLERÂNCIA: Envolve o reconhecimento do outro como um ser diferente e por isso mesmo único. A tolerância com o outro requer que o aluno: Não coloque apelidos no colega; não ria ou deboche quando o colega fizer uma pergunta que, para ele, é “boba”
·       ÉTICA: transparece no comportamento do aluno que apresenta argumentos sólidos e coerentes sobre assuntos pertinentes ao seu processo educativo, ao seu ambiente escolar, e ao comportamento de colegas ou funcionários da escola. Esta argumentação realiza-se na presença de autoridade escolar e em sigilo, para não haver comprometimento de qualquer parte. Sendo assim, não profanação do bom nome da instituição escolar em redes sociais ou
·       CUMPRIR COM AS TAREFAS DE CASA: Realizar as tarefas dadas em sala de aula e as para serem realizadas em casa com empenho, capricho e envolvimento. Não significa que o exercício deve ser apresentado todo feito e de forma correta. Significa que o aluno provou que tentou realizar a tarefa.
·       CONSERVAR O PATRIMÔNIO PÚBLICO: o aluno não risca e/ou danifica carteiras, cadeiras, portas, telhados; não destrói equipamentos; não quebra vidros; não suja o chão, paredes da escola ou da sala de aula.
·       CULTIVAR BONS HÁBITOS:  o aluno porta todo o material necessário às aulas que irá assistir; demonstra interesse em aprender, seja através da participação ativa seja através da atenção durante as aulas; vestir-se de forma adequada, com o devido decoro, privilegiando o uso do uniforme; permanece dentro do espaço da sala de aula na troca de professores, zelando pela ordem.




Fotos de algumas das atividades.