PROJETO ESPORTIVO KOBAL
PEK
Projeto
apresentado a Instituição de Ensino E. E. Padre Alfredo Kobal,
como forma do
melhoramento do ambiente escolar.
COORDENADOR
DANIEL
AUGUSTO DE OLIVEIRA
CARGO:
VICE-DIRETOR
MASP:
11559933-7
1
– INTRODUÇÃO
A
Escola Estadual Padre Alfredo Kobal, instituição de ensino mantida pelo Governo
do Estado de Minas Gerais é credenciada a ofertar ao município de Miradouro,
Ensino Fundamental e Médio no formato Regular, assim como também, a modalidade
de Educação de Jovens e Adultos - EJA, entre outros projetos educacionais,
recebendo alunos zona urbana e rural, pertencentes ao referido município e de
demais vizinhos. A importância dessa entidade educadora para a comunidade
local, tem relevada importância, por se tratar uma escola que atravessa
décadas, tendo por intuito o cumprimento dos atos definidos em legislação
específica.
A
referida instituição de ensino, oferece no decorrer do ano letivo eventos
culturais, de entretenimento e científicos promovidos pela escola, como a “Feira
de Ciências”, Momento Literário, participação em eventos municipais, regionais
e estaduais de esporte e cultura, campanhas de conscientização à população,
entre outros eventos.
A sua clientela
varia conforme o turno tendo uma diversidade bastante heterogênea. No período
matutino, turno que a escola apresenta o maior número de turmas e o acesso a
alunos da zona urbana e rural, oferta o Ensino Fundamental e Médio na
modalidade regular, tendo o maior número de turmas do Ensino Médio. Nesse
turno, a escola mantém o Projeto Turma de Aceleração Especial – TEA. No turno
vespertino, predomina a clientela de alunos da zona urbana, turmas do Ensino
Fundamental e apenas uma do Ensino Médio na modalidade regular. No noturno, a
escola oferta o ensino fundamental na modalidade EJA, tanto para Ensino
Fundamental como Médio, Ensino Médio Regular, o Projeto Telessala e cursos
Técnicos, frequentados por alunos da zona rural e urbana.
Dado a
caracterização da escola acima, vê-se sua amplitude de atuação e os enormes
desafios que ela enfrenta, por abraçar tanta diversidade, em meio as circunstâncias
sociais avassaladoras, que funcionam como dispositivos opressores de uma
educação de qualidade.
A realidade
brasileira tem mostrado que o esporte é um mecanismo “divisor de águas” no
crescimento humano, agindo como um mecanismo capaz de transformar realidades. Sendo
assim, percebemos a importância que o mesmo pode representar em uma comunidade
local. Como exemplo, podemos citar o futebol, uma paixão nacional, que fascina
o povo brasileiro, consistindo-se em uma ferramenta de desenvolvimento
educacional, social e de promoção da saúde do ser humano.
Através do
esporte, percebemos que jovens e adultos, encontram o incentivo, a busca de
conquistas, o estado de cooperação e a valorização da amizade.
Como
“educa-se por atitudes e não por palavras” e neste intuito de entendemos a
diferença que podemos representar na vida dos estudantes que a escola vem
proporcionar à comunidade de Miradouro, o PROJETO ESPORTIVO KOBAL - PEK, que em
suas linhas gerais, favorecerá a aprendizagem de forma divertida e lúdica,
promoção da inclusão, socialização e melhoria no relacionamento interpessoal, auxiliando
também, o desenvolvimento da psicomotricidade. Assim, espera-se uma
interferência e mudança social na vida de nossos alunos através das ações do
referido projeto, onde estima-se que cerca de 102 discentes sejam beneficiados.
2
– JUSTIFICATIVA
O
PROJETO ESPORTIVO KOBAL - PEK, se desenha em um formato divertido e lúdico,
exatamente por ter em sua natureza o entretenimento e atividades esportivas,
onde acreditamos que por meio deste caminho conseguiremos estreitar laços com
os nossos discentes, fato este, que necessita de certa urgência, tendo em vista
o processo de indisciplina na escola, a falta de motivação e de estímulo de
nossos alunos tem se mostrado como característica de insucesso e perturbação do
ambiente escolar.
Acreditamos
que através do esporte e de demais ações de entretenimento, teremos melhorias no
processo de cognição e aprendizagem dos alunos, no desempenho dos mesmos nos
quesitos definidos no QUADRO DE QUALIDADE DO ALUNO – QQA (ver anexo),
principalmente em termos de comportamento e execução de tarefas, como também
avanços no relacionamento professor – aluno. Reitera-se, que as implementações
dessas ações, de certo modo, servirão de substrato para melhorias nas relações
interpessoais, reintegração de alunos com problemas disciplinares e a promoção
da inclusão escolar.
3
– OBJETIVOS
3.1
– OBJETIVO GERAL
- Melhoria do relacionamento
interpessoal no ambiente escolar;
- Diminuição da indisciplina e promoção
do rendimento escolar;
- Valorizar os talentos da comunidade
escolar;
- Utilizar o esporte como instrumento de
promoção social.
3.2
– OBJETIVOS ESPECIFÍCOS
- Contribuir para melhoria da qualidade
de vida, elevando a autoestima e a motivação dos alunos;
- Trabalhar os elementos fundamentais da
cognição, aprendizagem e psicomotricidade;
- Estimular a relação pais e filhos e reaproximar
a família da escola;
- Socializar e reintegrar alunos com desvio
de conduta;
- Promover a inclusão social e a
cidadania;
- Incentivar a prática esportiva como
alternativa às drogas e a tempos ociosos, obtendo uma vida saudável e prevenção
de doenças;
- Estimular a convivência social através
da prática de trabalhos em grupos;
- Servir de subsídio para o combate à
evasão escolar;
- Proporcionar à participação em eventos
escolares de torneios e campeonatos.
4
– PROPOSTA E METODOLOGIA
O projeto tem por proposta
ofertar aos alunos do Ensino Fundamental e Médio do turno vespertino,
atividades esportivas e de entretenimento. A escolha do turno de aplicação do
mesmo foi por ser um período bem ativo, porém com menor número de alunos em
relação ao turno matutino, o turno que enfrenta os maiores problemas em relação
a disciplina na escola. Trata-se de um projeto piloto, que tendo bons frutos,
poderá ser implantado na escola como todo.
Como medida de inclusão
e reintegração de alunos com desvios de condutas, serão dadas oportunidades a
alunos de outros turnos, preferencialmente do matutino, para participarem das
ações desenvolvidas. Esses alunos serão selecionados pela Equipe Gestora, em
consonância com os professores do respectivo turno. Assim, acredita-se que o
projeto atenderá em torno de 102 pessoas.
Para participar do
projeto o aluno deverá preencher uma FICHA DE INSCRIÇÃO (em anexo), expressando
as atividades de seu interesse, assim como também, a FICHA DE AUTORIZAÇÃO DE
PAIS (em anexo). Para permanecer, o discente deverá corresponder os requisitos
do QQA, tendo como critério substancial, disciplina, frequência e resolução das
tarefas propostas por seus professores. Todo esse trabalho, será monitorado
pelo COORDENADOR GERAL DO PROJETO. O descumprimento dos critérios definidos
para participar do projeto, implicará sanções, que estarão definidas no
REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO.
O coordenador do
projeto e toda equipe de trabalho, elegerá ALUNOS-MONITORES, que terão funções
auxiliares, como preparo do material a ser utilizado nas aulas, a guarda do
material utilizado, ministrar aulas para alunos iniciantes, treinos, entre
outras funções inerentes.
Como atividades esportivas
serão oferecidas as modalidades de futsal, voleibol, peteca, pingo pong e jogos
de tabuleiros, como: xadrez, dama, banco imobiliário e War, dividido em níveis:
a) nível
1, será para alunos dos 6º e 7º anos;
b) nível
2, para alunos dos 8º e 9º anos;
c) nível
3, para alunos do Ensino Médio.
As atividades ocorrerão
de segunda a sexta-feira, no horário de 16:30h às 18:30h, monitoradas pelo
coordenador do projeto e organizadas em um
cronograma semanal (ver tabela), que indicará o dia e a hora de participação do
aluno em determinada atividade. Também serão oferecidas atividades esportivas
durante o recreio, organizadas em um cronograma, de modo que as respectivas
séries possam participar semanalmente.
Serão realizadas
reuniões com os professores, especialistas e a equipe pedagógica da escola,
para apresentação do projeto, explicação de sua natureza e finalidades. O mesmo
será apresentado aos pais e/ou responsáveis para a devida cientização dos
mesmos, orientações, esclarecimento de dúvidas e explicação do regulamento de
participação.
Para instauração do
projeto será definido pela comissão organizadora em conjunto com a Equipe
Pedagógica da escola, uma data para seu lançamento na esfera escolar e ampla
divulgação para a comunidade miradourense. Em sua decorrência, serão
confeccionados relatórios, momentos de replanejamentos, documentação e ao
término do ano letivo, será formalizado um documento retratando os avanços e retrocessos,
que estão definidos nos objetivos do projeto e uma confraternização.
A proposta espera
melhorar o ambiente escolar, trabalhando as relações interpessoais e os
conflitos internos, para que possamos obter uma escola, cujo o produto de
trabalho da mesma, seja de qualidade.
O espaço físico de
realização do projeto será o da própria instituição de ensino, que já conta com
as instalações físicas, recursos humanos e os materiais necessários, alguns
serão comprados ou adquiridos por doações dos participantes (material a ser
adquirido, descrito em tabela no item orçamento). Então estima-se que serão necessárias
06 bolas de voleibol, 05 bolas de futsal, 12 petecas, 12 bolas de ping pong, 04
raquetes, 01 sacos para bolas, 01 bomba e 02 bicos.
6
– ORÇAMENTO
O projeto tem uma
previsão orçamentária definida na tabela abaixo, referente a compra de material
esportivo, que será custeada pelos integrantes, alunos e professores. O uso de
material permanente, recursos administrativos, infra-estrutura e de recursos
humanos, serão fornecidos pela escola, distribuídos entre os profissionais que
fazem parte da equipe técnica do projeto.
Tabela 01 – Material de consumo
QUANT.
|
DESCRIÇÃO
|
VALOR
UNIT. R$
|
VALOR
TOTAL R$
|
06
|
Bola de vôlei
|
84,90
|
509,40
|
04
|
Bola de futsal
|
74,90
|
299,60
|
12
|
Petecas
|
6,90
|
82,90
|
01
|
Bomba encher bola
|
12,90
|
12,90
|
ANEXO
I
FICHA
DE INSCRIÇÃO
DADOS DO ALUNO: Nome:_________________________________________________________________________________
Data de Nascimento
___/____/_____ Idade:_________ Sexo:( )
Masculino ( ) Feminino
Endereço (Rua/Av.)
_________________________________________________________ N°___________
Bairro:________________________________________________CEP:
_____________________________
Fone:
___________________________________________ Cidade:________________________________
Toma algum remédio
regularmente? ( )Sim ( )Não
Quais?_________________________________________________________________________________
Tem alergia? ( ) Sim (
) Não
A quê?
________________________________________________________________________________
Restrição a algum
medicamento? ___________________________________________________________
MODALIDADES
Futsal
( ), voleibol ( ), peteca (
), ping pong ( ), jogos de
tabuleiro ( ), outros (
):____________________
DADOS DA MÃE OU
RESPONSÁVEL: Nome:_________________________________________________________________________________
Endereço profissional:
____________________________________________________________________
Fone: _______________ Celular:
_________________ e-mail: ___________________________________
DADOS DO PAI OU
RESPONSÁVEL: Nome:_________________________________________________________________________________
Endereço profissional:
____________________________________________________________________
Fone: __________________
Celular: _______________e-mail: ___________________________________
Obs.: O e-mail informado na ficha de inscrição será utilizado para
futuros informes, ou comunicados referentes ao projeto.
Autorizo a utilização de fotos tiradas no período do projeto para
a documentação do projeto.
________________________________________________________________________
Assinatura do Responsável
ANEXO II
REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO
I – DAS INFORMAÇÕES GERAIS
O Projeto
Esportivo Kobal – PEK, tem por intenção melhorar o ambiente escolar,
trabalhando as relações interpessoais, os conflitos internos, para que possamos
obter uma escola, cujo o produto de trabalho da mesma, seja de qualidade.
II – DO CADASTRO
Preenchimento da ficha de inscrição e do
termo de responsabilidade.
III – DA PARTICIPAÇÃO
A participação do aluno estará condicionada a
frequência escolar, bom comportamento, disciplina e o cumprimento do QQA;
IV – DAS INFRAÇÕES
Atos indisciplinares e infracionais serão
responsáveis pela suspensão do aluno, de acordo com os critérios abaixo:
- cartão amarelo: desrespeito às regras das escola,
o que acarretará a suspensão das atividades esportivas, a ser definida pelo
coordenador e demais participantes do projeto;
- cartão vermelho: aplicado ao aluno que cometer
atos infracionais, o que o acarretará a perda de participação no projeto.
ANEXO III
TERMO DE RESPONSABILIDADE
Eu,
_____________________________________________CPF
nº____________________________, Identidade nº_____________________________,
responsável pelo menor ______________________________, aluno (a) da série
___________ venho solicitar a sua Inscrição no Projeto PEEK, na (s) modalidade
(s): futsal ( ), voleibol ( ), peteca (
), ping pong ( ), jogos de
tabuleiro ( ), outros (
):________________________assumindo, nesta oportunidade as cláusulas
abaixo:
01)
Eximir o Projeto PEK e a E.E. Padre Alfredo Kobal de eventuais acidentes, tais
como lesões, machucados, torções, etc, decorrentes da prática esportiva. Se
ocorrer é dever do Projeto prestar os primeiros socorros somente;
02)
DECLARO QUE O ALUNO INSCRITO ESTÁ APTO AO ESPORTE;
03)
Declaro que o aluno está matriculado nesta escola;
04)
Informar a E.E. Padre Alfredo Kobal e/ou professores do Projeto eventuais
PROBLEMAS DE SAÚDE que o aluno (a) venha a sofrer;
05)
Eximir o Projeto PEK e a E. E. Padre Alfredo Kobal dos objetos pessoais do
aluno;
06)
Autorização e a utilização
de fotos tiradas no período do projeto para a documentação do mesmo.
Nestes termos ASSINO a presente
INSCRIÇÃO e AUTORIZO o menor a frequentar o Projeto, informando ainda que o
mesmo se encontra matriculado nesta escola, EM PLENAS CONDIÇÕES DE SAÚDE PARA
PRÁTICA DE ESPORTE, consciente e me responsabilizando por todo e qualquer
acidente que o menor venha sofrer praticando esporte nos locais de treino.
OBS:
A INSCRIÇÃO SÓ TERÁ VALIDADE MEDIANTE A APRESENTAÇÃO DESTA FICHA PREENCHIDA E
ASSINADA PELO RESPONSÁVEL.
Miradouro/MG,
______ de__________________ de 2017.
__________________________________/______________________________________
ASSINATURA DOS RESPONSÁVEIS PAI OU MÃE (Outro – especificar)
ANEXO
V
QUADRO DE QUALIDADE DO ALUNO - QQA
·
PONTUALIDADE:
relaciona-se com o fato de tomar diligências no sentido de fazer as coisas
antecipadamente ou ainda à hora combinada. A pontualidade, na hora de chegar e
sair da escola, da sala de aula. Pontualidade na entrega dos trabalhos.
·
ASSIDUIDADE:
refere-se a quem cumpre com seus compromissos não só com frequência e
regularidade, mas, também, com zelo, comprometimento e dedicação. Aluno assíduo
é aquele que vai sempre às aulas e permanece cumprindo um horário de estudo,
retirando-se da sala de aula somente com a devida autorização prévia do
professor ou autoridade correspondente.
·
RESPEITO
AOS COLEGAS: envolve atitudes comportamentais que
refletem a cordialidade, a cooperação (ajuda ao colega com dificuldade de
aprendizagem), a educação e uso constante das palavras: por favor, obrigada, dá
licença (e aguarde a resposta), você aceita? Posso?
·
RESPEITO
AO PROFESSOR: envolve atitudes comportamentais que
refletem, assim como na relação com o colega, a cordialidade, a educação e uso
constante das palavras: por favor, obrigada, dá licença (e aguarde a resposta),
posso? Você aceita?
·
RESPEITO
AOS DEMAIS SERVIDORES DA ESCOLA: O respeito
aos demais servidores da escola envolve atitudes comportamentais que refletem,
assim como na relação com o colega e com os professores, a cordialidade, a
educação e uso constante das palavras: por favor, obrigada, dá licença (e
aguarde a resposta), posso? Você aceita?
·
OBEDIÊNCIA
ÀS NORMAS DA ESCOLA: Envolve respeito às leis da
escola descritas em seu Regimento Escolar. Essas normas deverão ser amplamente
conhecidas e discutidas pelos professores e alunos. Abaixo apresentamos um
quadro síntese dessas normas.
·
TOLERÂNCIA:
Envolve o reconhecimento do outro como um ser diferente e por isso mesmo único.
A tolerância com o outro requer que o aluno: Não coloque apelidos no colega; não
ria ou deboche quando o colega fizer uma pergunta que, para ele, é “boba”
·
ÉTICA:
transparece no comportamento do aluno que apresenta argumentos sólidos e
coerentes sobre assuntos pertinentes ao seu processo educativo, ao seu ambiente
escolar, e ao comportamento de colegas ou funcionários da escola. Esta
argumentação realiza-se na presença de autoridade escolar e em sigilo, para não
haver comprometimento de qualquer parte. Sendo assim, não profanação do bom
nome da instituição escolar em redes sociais ou
·
CUMPRIR
COM AS TAREFAS DE CASA: Realizar as tarefas dadas em
sala de aula e as para serem realizadas em casa com empenho, capricho e
envolvimento. Não significa que o exercício deve ser apresentado todo feito e
de forma correta. Significa que o aluno provou que tentou realizar a tarefa.
·
CONSERVAR
O PATRIMÔNIO PÚBLICO: o aluno não risca e/ou danifica
carteiras, cadeiras, portas, telhados; não destrói equipamentos; não quebra
vidros; não suja o chão, paredes da escola ou da sala de aula.
·
CULTIVAR
BONS HÁBITOS:
o aluno porta todo o material necessário às aulas que irá assistir;
demonstra interesse em aprender, seja através da participação ativa seja
através da atenção durante as aulas; vestir-se de forma adequada, com o devido
decoro, privilegiando o uso do uniforme; permanece dentro do espaço da sala de
aula na troca de professores, zelando pela ordem.
Fotos de algumas das atividades.