Escola em Movimento


A Escola Estadual Padre Alfredo Kobal faz parte da Virada Educação Minas Gerais que acontece neste fim de semana.  Ao todo 14 municípios que englobam a área de responsabilidade da Superintendência Regional de Ensino, em um total de 65 escolas vão abrir as portas para receber a comunidade.
O sábado (17/9) será de interação nas escolas da rede estadual de ensino de todo o estado. O dia dedicado à Virada Educação Minas Gerais vai estimular as escolas a abrirem suas portas e mostrarem as ações e projetos que desenvolvem. O dia também será dedicado ao lançamento da Campanha VEM - 2016, que fará o chamamento aos jovens em situação de evasão escolar, para que retomem seus estudos, em 2017.
As ações que serão realizadas no sábado foram pensadas durante a “Semana Escola em Movimento”, que foi realizada entre os dias 22 e 27 de agosto, e estão relacionadas a quatro tipos de atividades: diálogos, que englobam ações como rodas de conversas, debates e mesas redondas; exibições, ações que explorem linguagens audiovisuais, apresentações artísticas ou mostras; intervenções, iniciativas que englobam atividades relacionadas a passeatas e visitas à comunidade; e trilhas e oficinas, que são ações de caráter formativo, oficinas e jogos.
“O dia da Virada tem o objetivo de promover uma mobilização de todas as escolas da rede. É quando as escolas se abrem para a comunidade e apresentam as ações que desenvolvem e suas práticas pedagógicas. As atividades estarão relacionadas às três grandes questões apontadas pelos jovens durante a Virada 2015: gestão democrática e participação juvenil; comunicação, novas mídias, linguagens e tecnologia; e a questão da diversidade, inclusão e ações afirmativas”, destaca a diretora de Juventude da Secretaria de Estado de Educação, Priscylla Ramalho.
No sábado, além de representantes das Superintendências Regionais de Ensino, quase 80 servidores do órgão central da Secretaria de Estado de Educação irão visitar escolas e terão a oportunidade de conversar com alunos, pais e professores para conhecer a opinião que a comunidade escolar tem sobre a Virada.
Campanha VEM
A Campanha deste ano será realizada no período de 17 de setembro a 28 de outubro de 2016 e os locais de inscrição serão as próprias escolas, que deverão fazer a inscrição (pré-matrícula) dos jovens que as procurarem neste período.
A escola deverá acolher o pedido de matrícula, considerando os níveis e modalidades de ensino que já oferta. Não haverá restrição em relação ao endereço residencial do requerente, ou seja, deverão ser aceitas as inscrições inclusive daqueles jovens que não residirem nas proximidades da escola.
Participação jovem
Este ano, a Secretaria de Estado de Educação contará com a participação dos representantes juvenis nas 47 Superintendências Regionais de Ensino. Esses representantes são jovens lideranças estudantis que participaram do “I Encontro Estadual de Juventude”, realizado em julho. Os jovens atuarão junto com os coordenadores de juventude das regionais e terão a oportunidade de visitar as escolas e conhecerem as atividades que elas estão desenvolvendo.
O “I Encontro Estadual de Juventude” discutiu, em roda de conversa os temas da participação e gestão democrática na escola; novas tecnologias e mídias alternativas e diversidade, inclusão e ações afirmativas como formas de garantir a permanência, com qualidade, do jovem na escola.
Troca de experiências
A Virada Educação Minas Gerais servirá de exemplo para outro estado. A partir desta sexta-feira (16/9), a coordenadora de Articulação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Helaine Souza, estará em Minas Gerais para conhecer as ações que o Estado desenvolve para o ensino médio e participar da Virada.
Virada 2015
Em 2015, a Secretaria de Educação realizou o chamado ao jovem que havia deixado de estudar e queria retornar aos estudos, de setembro a novembro. Por meio de chamadas no site e eventos programados pelas escolas em locais públicos e em suas próprias instalações, nas 47 Superintendências Regionais de Ensino, os jovens foram sensibilizados sobre o papel da educação e a importância da escola.
Foram várias iniciativas culturais, artísticas, esportivas, apresentação de trabalhos, debates que mostraram uma escola mais comunicativa, aberta e afeita à diversidade. Antes, de julho a dezembro de 2015, havia sido realizadas rodas de conversa nos 17 territórios de desenvolvimento do Estado, que contou com a participação de mais de 4.500 pessoas, entre jovens e educadores.
O saldo desta Campanha superou todas as expectativas: no total foram matriculados 114 mil novos estudantes, no ensino médio e na Educação de Jovens e Adultos, sendo 47.500 estudantes no ensino regular.
Veja as fotos de nosso evento!