ESCOLA ESTADUAL PADRE ALFREDO KOBAL
SEMANA EDUCAÇÃO PARA A VIDA
EQUIPE PEDAGÓGICA
TEMA VIOLÊNCIA ESCOLAR / STOP BULLYING
MIRADOURO – MG
2017
I – APRESENTAÇÃO
As gincanas escolares são sempre momentos lúdicos
onde é possível exercitar competitividade, espírito de equipe, planejamento e
empreendedorismo. É bom lembrar que não há gincana como a nossa, porque não há escola
como o nossa!
A Escola
Estadual Padre Alfredo Kobal apresenta a sua gincana cultural,
tendo como tema “VIOLÊNCIA ESCOLAR / BULLYING”. Através da Gincana
pretende-se promover a integração dos estudantes dos três turnos da escola.
Toda a comunidade educativa vibra, colabora, torce e participa, direta ou
indiretamente, de uma grande festa.
II – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1 – Este Regulamento dispõe sobre a organização da
GINCANA da Escola Estadual Padre Alfredo Kobal e foi elaborado pela Comissão
Organizadora.
2 – Todas as pessoas que participarem de qualquer
forma do evento estarão sujeitas às condições deste Regulamento. Não
serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a
necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio imperioso das
equipes.
3 – É de responsabilidade do RESPONSÁVEL EQUIPE a
ampla divulgação junto aos integrantes de sua equipe.
4 – Vejamos as disposições gerais:
a) Poderão participar da Gincana todos os alunos que estiverem com sua
matrícula regularizada.
b) As Tarefas-Surpresa,
mesmo não estando no cronograma geral da Gincana, poderão ser realizadas a qualquer momento no dia previsto
para a realização da Gincana e em meio ao transcorrer do evento.
c) Cada equipe deverá, no ato da inscrição, designar 1 (UM) REPRESENTANTE E 1 (UM) SUPLENTE, ficando SOMENTE ESTES responsáveis pelo
contato com a comissão organizadora e consequentemente assumirão a
responsabilidade de buscar as divulgações de provas, comunicados e mudanças em
geral feitas pela comissão organizadora sobre a Gincana, não se
responsabilizando está por equipes que não estejam devidamente informadas por
falta de interesse ou atenção de seus representantes.
d) A Gincana será organizada pela Comissão Organizadora da Gincana,
que é responsável pela elaboração, aplicação, averiguação, fiscalização das
provas. Contudo, para a maior transparência e idoneidade da Gincana, será
formada uma Comissão Julgadora que será responsável por julgar provas de maior
subjetividade.
e) Qualquer reclamação, pedido de revisão de prova e consultas à
comissão organizadora e julgadora somente serão aceitas e levadas em
consideração se forem apresentadas por escrito para a comissão
organizadora.
f) As decisões sobre os
casos excepcionais tomadas pela comissão organizadora não são
passíveis de recurso.
g) Provas que necessitarem maior especificidade terão
regulamento próprio que serão divulgados em anexo ao Cronograma Geral de Provas
da Gincana a partir do dia da divulgação das provas e os casos omissos
conforme identificados. Demais provas que por necessidade da Comissão
Organizadora precisarem de regulamento próprio para a melhor
realização da Gincana e não forem divulgadas junto do Cronograma Geral de
Provas poderão ser disponibilizadas por esta comissão mediante ampla divulgação
e com o prazo de pelo menos uma hora antes do início desta prova.
h) A equipe que deixar de participar de qualquer atividade por falta de
membros ou atraso perderá pontos.
III – DA COMISSÃO ORGANIZADORA
1 - Compõem a Comissão Organizadora:
a)
Daniel Augusto de Oliveira
b)
Elizabeth Alves da Mata Belinato
c)
Gislaine Aparecida Ferreira
d)
Rogério Ribeira Villela
IV – DOS OBJETIVOS DA GINCANA
A gincana procura atender aos seguintes objetivos:
1 – OBJETIVO GERAL:
a)
Estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a
conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer, aprender a ser,
aprender a empreender e aprender a transcender.
2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a)
Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários, pais
e comunidade oportunizando a integração escola, família e comunidade.
b)
Desenvolver os valores ético, exercitar a solidariedade, cultivar o
cuidado com o meio ambiente, praticar a reutilização de materiais.
c)
Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e
enriquecedora da formação do cidadão;
d)
Desenvolver aspectos culturais, ecológicos, lúdicos, sociais e
comunitários.
e)
Exercitar o espírito de liderança e motivação.
V – DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES
Preparar-se e empenhar-se, membro a membro, na
execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela escola, formando-se em
comissões e distribuindo tarefas a elas.
Estar ciente de que só será permitida a entrada no
local de execução das tarefas, quando for o caso, das seguintes pessoas:
a.
Coordenadores da equipe;
b.
Executores das Tarefas.
OBS: Somente os líderes das equipes terão acesso à
Comissão Organizadora, para dirimir dúvidas, quando da realização de tarefas
simultâneas de todas as equipes.
A equipe deverá indicar algum membro para observar
os pertences possivelmente esquecidos no local das tarefas. A escola não se
responsabilizará por objetos esquecidos, deixados ou perdidos no colégio ou na
quadra onde ocorrerá a gincana, bem como por aqueles tomados por empréstimo de
outra (s) pessoa (s).
Serão exigidas honestidade, lealdade e firmeza dos
membros da equipe. O respeito entre os componentes será de suma importância.
Brigas ou discussões que perturbem a ordem e a segurança dos membros das
equipes ou de alunos e seus familiares, ou que comprometam o bom nome do
Colégio, resultarão na suspensão e/ou eliminação da equipe.
VI – DAS PENALIDADES ADICIONAIS
As equipes poderão perder pontos no caso de:
a)
Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer artifício
(inclusive barulho com instrumentos). Poderá perder até o total de pontos da respectiva
tarefa (a critério da Comissão Organizadora).
b)
Pichar ou riscar muros e instalações do local de realização da gincana,
sujar ou estragar móveis, etc. desclassificação sumária (decisão irrecorrível).
ANEXO
I
EQUIPES:
TURNO VESPERTINO
Composição
|
|||||
EQUIPE A
|
EQUIPE B
|
EQUIPE C
|
EQUIPE D
|
EQUIPE E
|
EQUIPE F
|
6º B, 7º B
|
6ºB, 7ºC
|
8ºB
|
8ºC
|
9ºB, 1ºC
|
9ºC, 1ºC
|
ANEXO II
CRONOGRAMA DA SEMANA EDUCAÇÃO PARA
VIDA E ATIVIDADES DA GINCANA
SEGUNDA-FEIRA
20/11
|
TERÇA-FEIRA
21/11
|
QUARTA-FEIRA
22/11
|
QUINTA-FEIRA
23/11
|
SEXTA-FEIRA
24/11
|
|
MANHÃ
|
- Abertura:
- Mensagem da Diretora;
- Vídeo de abertura;
Atividade gincana;
Descobrindo sabores
|
- Apresentações de Arte;
- Interclasse;
- Campeonato de Peteca;
- Campeonato de Ping pong
Atividade gincana;
Esponja de água.
|
- Jogos escolares:
- Interclasse;
- Campeonato de Peteca;
- Campeonato de Ping pong
Torta na cara;
Cara na farinha.
|
- Café literário (3º Ano A);
- Jogos escolares:
- Interclasse;
- Campeonato de Peteca;
- Campeonato de Ping pong;
Atividade gincana;
Corrida do saco;
|
Café literário (3º Ano B);
- Jogos escolares:
- Interclasse;
- Campeonato de Peteca;
- Campeonato de Ping pong;
Atividade gincana;
Caça ao tesouro;
|
TARDE
|
14:50h – Abertura;
Mensagem da Diretora;
15:00h - Apresentação musical (8º
Ano B);
15:20h - Atividade gincana;
15:40h - Descobrindo sabores.
|
14:50h - Apresentação musical (8º
Ano C);
Apresentação de Teatro (1C, 9B e 9C)
Atividade gincana;
Esponja de água.
|
15:00h - Atividade gincana;
15:20h - Torta na cara;
15:40h - Cara na farinha.
|
15:00h - Jogos escolares;
15:00h - Atividade gincana;
15:00h - Corrida do saco;
|
15:00h - Jogos escolares;
15:00h - Atividade gincana;
15:00h - Caça ao tesouro;
|
NOITE
|
- Abertura:
- Mensagem da Diretora;
- Vídeo de abertura;
|
- Mostra de Trabalhos do DIMT;
- Apresentação do Trabalho sobre
violência – Área de Linguagens e suas Tecnologias.
|
- Projeto da Show de talentos
|
- Jogos escolares:
- Interclasse;
|
- Jogos escolares:
- Interclasse;
|
ANEXO III
SEGUNDA-FEIRA
|
TERÇA-FEIRA
|
QUARTA-FEIRA
|
QUINTA-FEIRA
|
SEXTA-FEIRA
|
Arroz
Feijão
|
Macarrão
Extrato
de Tomate
|
Açúcar
Pó
de café
|
Óleo
Material
de limpeza
|
Farinha
de mandioca
Leite
|
·
Tarefa 1:
- Trazer uma pessoa com o nome mais exótico da
cidade. O nome deve ser comprovado mediante certidão de nascimento ou
identidade.
Pontos: 10
·
Tarefa 2:
-
|
·
Tarefa 1:
- Solidariedade ato de Amor e Cooperação.
Existem pessoas que marcaram décadas por sua
bondade, solidariedade, ato de caridade, vida simples, ideias de felicidade e
amor. Cada equipe deverá pesquisar, se caracterizar e apresentar no em até 2
minutos, a biografia da personalidade sorteada. Avaliação: Será avaliado o
envolvimento da equipe na pesquisa e criatividade.
·
Tarefa surpresa:
- Fazer o maior número de embaixadinhas.
|
·
Tarefa 1:
- Trazer a foto mais antiga da Praça Santa Rita;
·
Tarefa 2:
- Família: sinônimo de amor e carinho
Cada equipe deverá trazer para a escola no mínimo 05
(cinco) pais para serem homenageados pela equipe, com uma demonstração de amor
e reconhecimento. Obs.: serão avaliadas: criatividade, inovação, emoção na
homenagem.
|
·
Tarefa 1:
- Trazer a maior quantidade de garrafas pet e
latinhas de alumínio.
·
Tarefa 2:
|
·
Tarefa 1:
- Deixando marcas
Cada equipe deverá trazer um ex-aluno (a) da
década de 90, no tempo de 10 minutos e apresentar a sua profissão.
·
Tarefa surpresa:
- Penteado mais engraçado.
|
1 - DESCOBRINDO
SABORES
2 - BOLA NO PÉ
3 – DANÇA DA CADEIRA
4 – DANÇA DA LARANJA
|
1 - ESPONJA DE ÁGUA
2 – PESCA DO CUBO DE GELO
|
1 - TORTA NA CARA
2 - CARA NA FARINHA
|
1 - CORRIDA DO SACO
2 - CORRIDA NO OVO NA COLHER
3 – CORRIDA DA VASSOURA
4 – PEZÃO
|
1 - CAÇA AO TESOURO
|
DESCOBRINDO SABORES
Os alunos terão que
adivinhar, de olhos vendados, o que elas estão comendo. Vence esta etapa quem
conseguir descobrir o maior número de alimentos.
ESPONJA DE ÁGUA
Para a brincadeira
com jovens, é preciso de um balde vazio, um balde cheio e uma esponja que
absorva água para cada equipe. Posicione o balde com água e com a esponja na
parte de trás. Coloque a equipe em fila e na frente coloque o balde vazio.
Atrás do balde cheio um participante deve ficar em pé e será responsável por
encharcar a esponja com água. Ele deve entregar a esponja para a fila que deve
ir passando por cima da cabeça para o companheiro da frente. O primeiro da fila
deve torcer a água dentro do balde vazio. Ganha a prova a equipe que encher o
balde vazio primeiro.
TORTA
NA CARA
Torta na cara (10 pontos cada pergunta
certa)
Cada equipe escolherá 03 alunos para
disputar rodadas de perguntas e respostas sobre a Seleção Brasileira de Futebol
que se sagrou tricampeã em 1970 e sobre aquele mundial.
Avaliação: número de acertos
CARA NA FARINHA
CORRIDA DO SACO
Cada corredor deve
receber um saco, e entrar dentro. Da largada, o corredor deve sair saltando com
o saco até chegar no ponto final da corrida. Para integrar todos os participantes
na prova, pode fazer um revezamento e a equipe que acabar a prova primeira
ganha os pontos da atividade.
CAÇA
AO TESOURO
Não existe criança que não se encante
ao brincar de caça ao tesouro. Nessa atividade, a ideia é separar pistas pelo
espaço, com um ponto de partida assinalado.
Cada pista deve trazer uma informação
que levará a equipe até a outra pista. A última pista deve levar ao tesouro.
Os jogadores recebem uma pista inicial
para começar a caçada. Lembre-se são duas equipes competindo, então a ideia é
que as pistas para cada equipe estejam discriminadas por cores, por exemplo, e
sejam de dificuldade equivalente, para não beneficiar nenhum time.
A graça do jogo está em criar pistas
instigantes, bem-humoradas e criativas. Para isso, você pode usar charadas,
enigmas, anagramas, cruzadinhas, caça-palavras, frases incompletas, ou o que
sua imaginação criar.
9. Pesca do cubo de gelo
Esta brincadeira rende muitas risadas e é excelente
para um dia mais quente. Você vai usar um pote vazio, um pote com água, cubos
de gelo e uma colher para cada criança
A atividade é bem simples, mas não é tão fácil:
pescar o gelo com a colher do pote com água e passar para o pote vazio. Vence
quem conseguir pescar o maior número de cubos de gelo. Ou, se a gincana for em
conjunto, quem consegue completar a brincadeira em menos tempo. No caso da
Cucuruca, do Pocoyo e da Potcho, eles quiseram repetir a pescaria várias vezes,
sem se preocuparem muito com o resultado da gincana. Valeu mais a diversão!